Olá meninas do AEE!
Pesquisei em sites da Internet, alguns videos de recursos
e estratégias de baixa e de alta tecnologia que poderão nos ajudar a resolver o
problema de comunicação e interação social do aluno César como também de outros
alunos com Transtorno Global de Desenvolvimento. Espero que vocês gostem!
Utilização de recursos de baixa e de alta tecnologia: Pranchas
de Comunicação Alternativa e Aumentativa ( CAA)
Antes de dar alguns exemplos de recursos de baixa e
alta tecnologia: Pranchas de Comunicação Alternativa e Aumentativa, vamos melhor entender seus significados. A comunicação
Alternativa é um recurso de baixa tecnologia, usado para definir diferentes
formas de comunicação como gestos, expressões faciais, o uso de pranchas de
alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computador
com voz sintetiza ( BEZ, p. 2). Já a Comunicação Aumentativa é um recurso de
alta tecnologia capaz de ajudar a melhorar processo comunicativo dos alunos
autistas com ” narrativa visuais para construção de histórias ” ( BEZ, p. 13). Espero
que essas ideias partindo dos teóricos estudados possam contribuir para uma
melhor compreensão das Tecnologias na Educação Inclusiva. Agora, segue abaixo alguns videos sobre CAA para alunos com autismos:
Além desses recursos Tecnológicos, encontrei um método bastante
interessante, sendo utilizado com material de informação visual (Método Teacch)
para crianças autistas.
O TEACCH ( TRETMENT AND EDUCATION OF ATISTIC AND RELATED COMMUNICATION
HANDICAPPED CHILDREN ) é um programa psicoeducacional com bases em teorias
fundamentadas em pesquisas que visa a estruturação da vida da pessoa com
autismo em os ambientes, tendo como objetivo básico a organização visual
através dos educadores, pais e profissionais que podem ajudar as pessoas
autistas na compreensão do mundo, na facilidade da aprendizagem e na rotina da
vida diária do aluno. Esse programa estar sendo bem divulgado em nosso país, no Brasil e também em varias partes do mundo,
podendo ser utilizado nos espaços escolares e nos hospitais, em clínicas de
reabilitação. Segue abaixo um vídeo desse programa que estar
conquistando novos espaços, principalmente os quatro cantos da Sala de Recurso
Multifuncional:
Referências bibliográficas:
BEZ,
M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de
Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014
BEZ,
M. R. Recursos
Tecnológicos de Apoio para TEA. Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD.
2014.
Sites pesquisados:
http://www.youtube.com/watch?v=s9USL2T-JjY
http://www.youtube.com/watch?v=BMB1Bx3JqqA
http://www.youtube.com/results search_query=pranchas+de+comunicaçãoalternativa
http://www.youtube.com/watch?v=E4FS3wgA20g
Um Teacch é um programa muito bom, organiza o aluno e trabalha habilidades defasadas. Usei com o meu aluno autista e hoje colho os frutos.
ResponderExcluirElaine, a atividade solicitada refere-se à indicação de uma atividade que utilize recursos ou estrategias de baixa tecnologia, e em seguida descrever essa atividade e apresentar seu uso com o aluno com TEA.
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