domingo, 8 de junho de 2014

RECURSO DE BAIXA E ALTA TECNOLOGIA PARA ALUNOS COM TGD ( TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO )

Olá meninas do AEE!

Pesquisei em sites da Internet, alguns videos de recursos e estratégias de baixa e de alta tecnologia que poderão nos ajudar a resolver o problema de comunicação e interação social do aluno César como também de outros alunos com Transtorno Global de Desenvolvimento. Espero que vocês gostem!

Utilização de recursos de baixa e de alta tecnologia: Pranchas de Comunicação Alternativa e Aumentativa ( CAA)

Antes de dar alguns exemplos de recursos de baixa e alta tecnologia: Pranchas de Comunicação Alternativa e Aumentativa, vamos  melhor entender seus significados. A comunicação Alternativa é um recurso de baixa tecnologia, usado para definir diferentes formas de comunicação como gestos, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetiza ( BEZ, p. 2). Já a Comunicação Aumentativa é um recurso de alta tecnologia capaz de ajudar a melhorar processo comunicativo dos alunos autistas com ” narrativa visuais para construção de histórias ” ( BEZ, p. 13). Espero que essas ideias partindo dos teóricos estudados possam contribuir para uma melhor compreensão das Tecnologias na Educação Inclusiva.  Agora, segue abaixo alguns videos sobre CAA para alunos com autismos:




             


               

Além desses recursos Tecnológicos, encontrei um método bastante interessante, sendo utilizado com material de informação visual  (Método Teacch) para crianças autistas.

O TEACCH ( TRETMENT AND EDUCATION OF ATISTIC AND RELATED COMMUNICATION HANDICAPPED CHILDREN ) é um programa psicoeducacional com bases em teorias fundamentadas em pesquisas que visa a estruturação da vida da pessoa com autismo em os ambientes, tendo como objetivo básico a organização visual através dos educadores, pais e profissionais que podem ajudar as pessoas autistas na compreensão do mundo, na facilidade da aprendizagem e na rotina da vida diária do aluno. Esse programa estar sendo bem divulgado em nosso país,  no Brasil e também em varias partes do mundo, podendo ser utilizado nos espaços escolares e nos hospitais, em clínicas de reabilitação. Segue abaixo um vídeo desse programa que estar conquistando novos espaços, principalmente os quatro cantos da Sala de Recurso Multifuncional:     


         








Referências bibliográficas:

BEZ, M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014
BEZ, M. R. Recursos Tecnológicos de Apoio para TEA.  Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
  
Sites pesquisados:

http://www.youtube.com/watch?v=s9USL2T-JjY
http://www.youtube.com/watch?v=BMB1Bx3JqqA
http://www.youtube.com/results search_query=pranchas+de+comunicaçãoalternativa
http://www.youtube.com/watch?v=E4FS3wgA20g

www.google.com.br/recursosdebaixatecnologia                                                                  http://www.cedapbrasil.com.br/portal/  

2 comentários:

  1. Um Teacch é um programa muito bom, organiza o aluno e trabalha habilidades defasadas. Usei com o meu aluno autista e hoje colho os frutos.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, a atividade solicitada refere-se à indicação de uma atividade que utilize recursos ou estrategias de baixa tecnologia, e em seguida descrever essa atividade e apresentar seu uso com o aluno com TEA.

    ResponderExcluir