domingo, 20 de abril de 2014

DIFERENÇAS ENTRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Há diferenças existentes entre Surdocegueira e DMU. A Surdocegueira  é uma deficiência em que as pessoas apresentam perdas visuais e auditivas ao mesmo tempo em graus diferentes. Dentre esses graus, temos:

A ) Surdocego total: ausência total de visão e audição;
B ) Surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual;
C ) Surdocego com surdez moderada associada com resíduo visual;
D ) Surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira;
E ) Surdocego com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais

A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida. A congênita quando a criança nasce Surdocega ou adquire a surdocegueira nos primeiros anos de vida depois da gestação em decorrência da síndrome da rubéola congênita. Já a adquirida, é quando a pessoa ficou surdocega após uma doença, um acidente, ....

Já a Deficiência Múltipla é um conjunto de duas ou mais deficiência de ordem física, sensorial, mental, emocional, ou de comportamento ( MEC, SEESP, Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão, 2003, p. 11 ). Diante desse pensamento, pode-se entender que não é a soma dessas alterações que podemos caracterizar uma pessoa com que tenha Deficiência Múltipla ( DMU ), mas sim o grau de necessidades em relação a comunicação, a interação social e os mecanismos de aprendizagem que acabam definindo a pessoa como DMU.
A pessoa com Deficiência Múltipla apresenta características individuais, únicas e específicas, não podendo apresenta as mesma deficiências, mas sim a soma de duas ou mais deficiências diferentes. Dentre elas, podemos citar:
ü  Deficiência  auditiva e deficiência intelectual;
ü  Deficiência visual e deficiência física;
ü  Deficiência auditiva e autismo;
ü  E outras.

Portanto, não podemos confundir a surdocegueira com deficiência múltipla, pois são palavras com significados bem diferentes, com especificidades bem definidas, próprias e únicas, porém apresentam estratégias de ensino bem semelhantes.

As pessoas com Surdocegueira ou deficiência Múltipla apresentam necessidades em diferentes áreas, na comunicação, no sensorial,  na interação social e nos mecanismos de aprendizagem ( na cognição, na linguística ,  na atenção,  na concentração  e na transferência de conhecimento para outros contextos ).

Para tentar solucionar as necessidades em relação a comunicação, podemos enumerar alguns estratégias pedagógicas que possam facilitar a aquisição da linguagem receptiva ou expressiva:
ü  Organização de uma rotina diária escolar;
ü  Oferecimento do ensino da Libras , da Libras tátil ou Tadoma e do Braile para o aluno e para o corpo docente;
ü  Utilização de prancha de comunicação alternativa e aumentativa;
ü  Desenvolvimento de jogos, brincadeiras e dinâmicas de grupos;
ü  Desenvolvimento de atividades artísticas;
ü  Caixa de antecipação;
ü  Utilização de objetos de referências para representar palavras, frases, pessoas, lugares, imagens, conteúdos estudados.
ü  E outras.

Essas estratégias abrirão novos caminhos na prática do AEE, possibilitando uma melhora significativa no processo comunicativo de uma pessoa Surdocega ou com Deficiência Múltipla.

Referências bibliográficas

BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010). Capítulo 4 - A escola comum e o aluno com surdocegueira. Capítulo 5 - Deslocamento em trajetos. Capítulo 6 - Pessoa com surdocegueira.

MAIA, Shirley Rodrigues. Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo, 2011.

MILES, Barbara, LEANE, Harlan A importância das Mãos para a Pessoa com Surdocegueira, Centro Nacional para Distribuição de Informações Sobre Crianças com Surdocegueira Investigação para escolas Centro Nacional Helen Keller Escola Perkins para Cegos. Publicado em Abril de 1998.

NASCIMENTO, Fátima Ali A. A. Cader; MAIA, Shirley Rodrigues. Educação Infantil: saberes e práticas da inclusiva: dificuldades de comunicação surdocegueira/múltipla sensorial. UFSC/SP. AHIMSA/Brasília: MEC, Secretaria da Educação Especial, 2006.

SERPA, Ximena Fonegra, Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para Persona Sordociegas, INSOR-Colômbia, 2002.




   

  

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