domingo, 29 de junho de 2014

Na prática do Atendimento Educacional Especializado: somos iguais ou diferentes?



O texto  “ O modelo dos modelos ” de  Italo  Calvino mostra a história de vida do Senhor Palomar que construiu um modelo perfeito, lógico e geométrico que se adaptasse às diferentes situações práticas observadas na experiência com seres humanos. Sendo que esse modelo não se adaptou a nenhum modelo e por isso houve a necessidade de passar por varias transformações a fim de se adaptar a realidade vivida, distinta e complexa dos seres humanos.

                     A prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é bem semelhante aos modelos do autor Italo Calvino, pois nos leva a uma reflexão sobre a importância deste atendimento na vida das pessoas com deficiência, trazendo um ensinamento bastante enriquecedor que devemos aos poucos modificar nossas práticas, fazendo um estudo e analise profunda das partes que compõem o todo das nossas práticas pedagógicas para que possamos entender o mundo complexo dos nossos alunos especiais. Isso nos faz acreditar que podemos melhorar cada vez nossas praticas enquanto educadores inclusivos.

                     Diante disso, não podemos estabelecer e seguir nenhum molde ou modelo pronto ao trabalhar com seres humanos ( alunos ) em nossa prática do AEE, pois cada ser humano é único, diferente e complexo no modo de pensar, de sentir e de agir. Além de nos fazer entender que somos iguais independente das nossas diferenças financeiras, físicas, intelectuais ou emocionais. Nos professores que atuamos na Sala de Recurso Multifuncional não podemos esquecer de estudar  e analisar nossos alunos como um todo, analisando cada uma das suas potencialidades e necessidades especificas de acordo com sua deficiência como também não deixar de oferecer condições pedagógicas e tecnológicas eficazes para que possamos inseri-los de forma positiva na educação inclusiva.

               Portando, é preciso ressaltar que a pratica do AEE é bem parecida com as experiências observadas e vivenciadas por Italo Calvino em seus modelos observáveis, pois nos atendimentos temos que ter clareza e discernimento de que seres humanos queremos formar para vida pessoal e educacional independente das suas diferenças cognitivas, físicas e sensoriais. E para isso, não podemos deixar de nos conhecer para conhecer o outro, levando em consideração suas potencialidades e dificuldades.

               Desta forma, estaremos praticando a verdade educação inclusiva voltada para educação humana onde todos nos temos o direito de aprender e de conviver em grupo com o outro independente das suas diferenças e com isso possamos inseri-los na sociedade com dignidade e sem preconceito social.

P   




Produzido por Elaine Tavares Vieira   



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