domingo, 26 de maio de 2013

Documento que define a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado

Decreto nº 7611

Vídeo Desk na Idade Média

Olá  amigos! Sugiro o seguinte vídeo sobre as tecnologias para vocês assistirem do Curso do AEE. Esse vídeo expõe de uma forma bem engraçada as principais dificuldades de um jovem homem em utilizar as ferramentas tecnológicas no século anterior. Espero que gostem!  

Uma horta na escola: um espaço de aprendizagem


Todos participando do projeto interdisciplinar da horta na escola, fazendo a integração da temática do projeto às disciplinas curriculares  sem discriminação, preconceito e com igualdade social.

A Política Nacional de Educação Especial e a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009

Para conhecer, analisar e compreender as transformações da  Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado ( AEE ), é preciso estudar dois documentos legais importantes para a história da educação em nosso país. O primeiro refere-se a Política Nacional  de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Nesse documento podemos encontrar um breve resumo da história normativa, de um real diagnóstico da Educação Especial, dos alunos atendidos, dos objetivos alcançados e das diretrizes implantadas para uma melhor atuação da Educação Especial. Já o segundo refere-se a resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade de Educação Especial. Essa resolução é composta por 14 artigos, sendo que neles podemos destacar a implementação do decreto nº 6.571/2008, a oferta, o público-alvo, a função, a organização e as atribuições do professor do AEE. Esses documentos estão disponíveis nos sites http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. e http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Espero que  façam uma excelente leitura crítica e reflexiva desses documentos!     

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A educação à distância: dificuldades e conquistas no século XXI


A educação à distância: dificuldades e conquistas no século XXI.
Cursista: Elaine Tavares
Município: Aracaju
Data de elaboração: 28/04/2013

O autor mostra em seus dois textos, a importância de ter um bom curso de educação à distancia de qualidade.  Esse tipo de educação se tornou algo  importante e necessário na vida dos alunos em decorrência da falta de professores, da falta de uma estrutura física em boa condição nas escolas, da falta de flexibilidade de horários para dar continuidade aos estudos e da falta de uma assessoria pedagógica a fim de atender as necessidades intelectuais de cada um. Por essas razões, vê-se a necessidade de reconhecer a importância da educação à distancia nos dias atuais.
Diante dessa realidade, podemos fazer um levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos como também suas conquistas em relação as ferramentas no ambiente de aprendizagem virtual dos cursos de educação à distancia.
Grande parte dos alunos tem dificuldade em utilizar as ferramentas presentes nos ambientes virtuais. Essa dificuldade decorre do pouco conhecimento com a tecnologia por parte de alguns alunos, pela falta de interesse em cursos de formação continuada na área tecnológica como também pela falta de credibilidade em sites que oferecem cursos à distancia gratuitos.
  Segundo MORAN na educação à distancia ” (... ) um dos grandes problemas é o ambiente, ainda reduzido a um lugar onde se procuram textos, conteúdos. Um bom curso é mais do que conteúdo, é pesquisa, troca, produção conjunta“. Diante do seu pensamento, entende-se que muitos alunos dos cursos à distância não sabem utilizar positivamente as diferentes ferramentas do ambiente. Se preocupando apenas com conteúdos, deixando de lado o mais importante que é a pesquisa grupal.    
No Brasil existe uma variedade de cursos semi-presenciais ( presencial e virtual ) disponíveis gratuitamente em diferentes sites da educação pela Internet. Grande parte desses cursos estão voltados para a área acadêmica, na graduação, na formação continuada ( aperfeiçoamento ) e na pos-graduação em diferentes áreas do conhecimento.
Temos a exemplo, do Teleduc que é um ambiente virtual de aprendizagem bastante conhecido pelos alunos e docentes da área da educação. Esse ambiente reúne inúmeras ferramentas tecnológicas na elaboração inovadora da sua proposta pedagógica,  tendo como objetivo promover um ambiente que facilite o processo ensino e aprendizagem em relação a metodologia tradicional que vem ainda sendo desenvolvida na sala de aula.
Dentre essas ferramentas, podemos citar o fórum de discussão, tarefas colaborativas, chat, bate papo, e-mail, vídeo conferência, todos com a utilização da Internet a fim estimular a produção do conhecimento em pesquisas individuais ou pequenos grupos de pesquisadores.
A utilização dessas ferramentas depende de inúmero fatores indispensáveis para qualidade da educação à distancia: do envolvimento do aprendiz e do tutor no curso, da proposta pedagógica coerente e flexível às necessidades dos cursistas, de uma equipe técnica excelente e colaborativa, de materiais didáticos para os cursitas e produzidos pelos mesmos, da estrutura e da qualidade dos docentes, dos tutores, em fim, da interação entre alunos e tutores que compõem o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem desse ambiente virtual.
Na minha opinião, para ser um excelente aluno de um curso  on-line de qualidade, é preciso conhecer e saber utilizar as ferramentas pedagógicas dos ambientes virtuais. Espero atuar nesse ambiente virtual com postura ética e grupal.  Planejando, produzindo e  organizando minhas atividades em diferentes tempos. Participando  e interagindo dos grupos de pesquisas a fim de incentivar a construção grupal do conhecimento. Desta forma, estarei buscando novos caminhos de reflexão para uma melhor prática do ambiente virtual, trazendo recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores que possibilitem uma aprendizagem mais significativa.
          

Referência bibliográfica
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distancia? Texto disponível no site http: // www.eca.usp.br/prof/moran/bomcurso.htm. Acessado em 27/ 04/2013.